Teste de mecha: o seguro de vida dos cabelos

Mudar a cor dos fios é uma forma divertida e leve de brincar com o cabelo natural sem alterar a forma. Aqui no Descabelado, a gente é fã! Mas para se divertir com a cabeleira mantendo sua saúde, alguns cuidados são fundamentais - entre eles, o teste de mechas


Luzes suaves em Vanessa Ventura, por Sheila Pereira.
Luzes suaves em Vanessa Ventura, por Sheila Pereira.

Há quem pense que teste de mechas é exagero, mas na verdade ele é uma garantia de segurança: somente após experimentar a reação do cabelo à tintura, é possível dizer que ele está pronto para recebê-la em toda a sua extensão. Afinal, ninguém quer sofrer corte químico, né? 


Um dos mitos em torno do teste de mechas é de que ele só precisa ser feito no caso de grandes alterações, como descoloração ou alisamento. Mas mesmo em pequenas mudanças de tonalidade, como de cachos pretos para castanhos, é preciso verificar se a química natural dos cabelos "conversa" com a química artificial da tintura. Sempre converse com um(a) profissional de beleza da sua confiança antes de aplicar aquele "tonalizante inocente" em casa.


No caso de transformações mais radicais, como as luzes (que precisam ser feitas no salão, com muito carinho para manter a integridade da fibra capilar), o teste é justamente o que irá evitar excesso de quebras, emborrachamento dos cabelos, queda, mudança de cor, entre outros danos comuns.


Sheila e Monique Maione comemoram o loiro saudável
Sheila e Monique Maione comemoram o loiro saudável

Mas e quando o cabelo ainda tem resquícios de química, como descoloração total, escova progressiva, alisamento ou permanente, e a gente quer passar por uma transformação na cor? 


"Os danos do acúmulo de mais de uma química no cabelo podem ser muito grandes, mesmo sendo químicas compatíveis entre si", explica Sheila Pereira, nossa colorista. "Nos casos em que ainda há permanente ou alisamento nas mechas, por exemplo, prefiro esperar deixar que os cabelos cresçam para podermos cortar e colorir com mais segurança a parte natural". 


Vai precisar esperar um pouco para mudar os fios? Uma ótima ideia é fazer uma Consultoria de Cuidados com os Cabelos, para aprender formas de lidar com os cabelos durante o período de transição. Tratamentos, texturizações, cortes e outras soluções podem ajudar você a curtir e recuperar as mechas enquanto aguarda que elas fiquem prontas para uma nova cor! :)


Texto: Vanessa Ventura
Texto: Vanessa Ventura

Assine nossa news letter

Obrigado pelo envio!