Como escolher um bom shampoo?


Se você já pensou que todos os shampoos eram iguais, bem-vinda(o) ao clube. Muitas pessoas ainda acreditam no mito de que só a máscara capilar e o leave-in fazem diferença no resultado final - e, por isso, investem pouco na etapa da limpeza, deixando toda a responsabilidade do look na finalização. Mas e se eu te disser que o shampoo é responsável por até 60% do visual de um cabelo?


"Precisamos desconstruir a ideia de que o shampoo só serve para limpar", afirma Ed Santana, especialista em corte e tratamento de cabelos naturais no Descabelado. "Mais do que isso, ele é o primeiro passo do tratamento!".


Segundo Ed, a escolha do shampoo e a forma de higienizar interferem diretamente no resultado do cabelo após a finalização. "Um produto errado pode danificar, pesar ou ressecar os fios, enquanto a aplicação incorreta pode embaraçar e atrapalhar a forma", revela ele.


Mas então, como escolher um bom shampoo?


Comece pelo básico: conheça o seu cabelo. O que seus fios precisam para ficar bonitos e saudáveis?


Considerar aspectos como o tipo (seco, oleoso, misto) e a textura (liso, ondulado, cacheado, crespo) das mechas irá ajudar você a identificar produtos que promovem tratamentos específicos para suas necessidades. Por exemplo, hidratação intensa, redução da oleosidade ou equilíbrio do frizz podem ser elementos a se procurar num shampoo.


Do mesmo modo, é essencial considerar as possíveis químicas presentes no cabelo: coloração e luzes exigem cuidados especiais para repor a massa dos fios e fixar os pigmentos na fibra capilar. Pois é… o shampoo pode fazer tudo isso!


Um bom shampoo limpa os fios de forma equilibrada, permitindo a renovação natural dos cabelos e do couro cabeludo. Sabe aquela sensação de cabelo "cantando"? Geralmente, essa reação demonstra que o fio está desprotegido pelo excesso de limpeza. Melhor evitar! Procure por produtos que promovam uma espuma macia, delicada, capaz de limpar sem agredir. Fuja de espumas excessivas, que lembram aquela formada por detergentes.


O shampoo é o primeiro passo para tratamentos profundos. Bons shampoos são capazes de penetrar na fibra capilar e depositar ingredientes hidratantes, nutritivos ou reconstrutores: é possível sentir a mudança antes mesmo de aplicar o condicionador!


Além disso, cosméticos de qualidade são tecnológicos: suas fórmulas são pensadas para garantir bons resultados, de acordo com a proposta daquele momento. Bons exemplos são os shampoos com partículas que prolongam o efeito da coloração; devolvem o brilho dos loiros descoloridos; garantem hidratação prolongada; entre muitos outros.


Para completar, um shampoo de qualidade estimula a forma natural dos cabelos, realçando o desenho de cada fio. Isso faz toda a diferença na finalização!


Como aplicar o shampoo da forma certa?


Na hora de aplicar o seu shampoo, é importante fazer isso da forma correta. Ed costuma ensinar um truque ótimo: deixar a mão em formato de "concha", colocar um pouquinho de shampoo no centro e com a outra mão, ir "coletando" essa misturinha e aplicando diretamente no couro cabeludo.


Após massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, delicadamente, é a vez de aplicar o produto nos fios. Nessa hora, cuidado: em vez de misturar os cabelos na cabeça, criando um redemoinho, prefira ir penteando os fios com os dedos, ajudando-os a se acomodarem no formato que ficam quando finalizados. Isso ajuda as mechas a ficarem prontas para o condicionador e, posteriormente, para a finalização. Essa massagem "organizada" protege os fios do atrito das cutículas que se dilatam para absorver a água.


Já deu pra notar que um bom shampoo vai muito além de simplesmente limpar os cabelos, certo? Se quiser boas dicas de produtos ideais para os seus fios, vale bater um papo com Mírian Pessoa, especialista em tratamentos no Descabelado. Ela pode te ajudar a encontrar a opção perfeita para o seu dia a dia!


Texto: Vanessa Ventura


Assine nossa news letter

Descabelado

Beleza Sistêmica

Acreditamos que o que precisa ser transformado está do lado de dentro e não do lado de fora da cabeça!

Contato

Avenida Oceânica, 2400

Ondina Apart Hotel L36

Salvador - Bahia

contato@descabelado.com 

Tel: (71) 3018-1821

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 10h - 18h

Sáb: 09h - 14h               

Descabelado - Beleza Sistêmica
CNPJ 04.194.313/0001-89
Avenida Oceânica, 2400  L36 /  Ondina 
envio de 2 a 5 dias após confirmação do pagamento
consulte termos e condições