Cabelo curto e fino: como arrumar?

A dificuldade para arrumar os cabelos é um problema recorrente, principalmente para quem está começando sua jornada de cuidados. É comum acreditar que "cabelo dos sonhos é aquele que acorda pronto" e que se o seu bagunça durante o sono, tem algo errado.


O fisioterapeuta e professor João Rocha era uma dessas pessoas. Com cabelos lisos, finos e esvoaçantes, ele não sabia que precisava finalizar os fios para alcançar o efeito que desejava: mais arrumadinho e "no lugar", principalmente para evitar que as mechas caíssem no rosto durante o trabalho, atrapalhando suas atividades. E, quando tentava usar pomadas e texturizadores, sofria com a oleosidade, o que o fazia desistir no meio do caminho.

Quando João chegou ao Descabelado, o primeiro passo foi quebrar o mito de que existe um cabelo perfeito que acorda sempre incrível. É possível, sim, curtir o efeito amassadinho do travesseiro, mas finalização tem a ver com objetivo: existem diversos caminhos a seguir, a depender do que se quer. Em um mesmo cabelo, é possível encontrar diversas formas de finalização: arrumadinho, mais solto, "podrinho"...


No caso de João, ele realmente queria ter mais controle sobre os cabelos, sem precisar sempre recorrer à tesoura - seu método quando os finalizadores não funcionavam. "Eu vivo cortando o cabelo, porque quando as laterais começam a crescer, ficam sem forma. Parece um cogumelo (risos)", contou ele. "No calor, isso piora, porque o cabelo cai no rosto e me atrapalha - principalmente na hora do trabalho. Por não conseguir arrumar, viro escravo da tesoura".


Aceitamos o desafio e decidimos mostrar a João que, sim, é possível manter um cabelo masculino arrumado sem recorrer sempre ao corte. Para isso, começamos mostrando a ele uma parte essencial do resultado final: a limpeza.

"O shampoo é um dos elementos mais importantes para alcançar um bom resultado nos cabelos. Escolher o produto certo ajuda a desembaraçar, massagear e cuidar dos fios - a fórmula do shampoo é responsável por 50% do tratamento", revelou Mírian, nossa especialista em cuidados com os fios.


João aproveitou o momento para tirar todas as dúvidas sobre a limpeza. Por exemplo, a frequência ideal para lavar fios oleosos e com queda capilar. "Couros cabeludos oleosos podem ter tendência à queda dos fios, por isso, é importante lavar diariamente. Mas evite produtos muito detergentes, que podem agredir a pele", ensinou Mírian.


E engana-se quem pensa que shampoo tem a ver só com limpeza: ele ajuda a alinhar os fios. Mírian ensinou João a massagear e desembaraçar o comprimento dos cabelos durante a lavagem, estimulando o caimento natural das mechas e ajudando-as a ficarem no lugar para o momento da finalização.


Depois de lavar, foi a vez de aplicar um condicionador de volume, que deve ser utilizado todos os dias. Com ele, é possível obter hidratação na medida, sem pesar os cabelos.

Com a cabeleira limpa, foi a hora de arrumar. E aí, entrou em cena apenas um produto: o gel Super Sculpt, da Paul Mitchell. Ed ensinou a João o passo a passo para pentear os cabelos.


"Aplique o gel em toda a extensão dos fios, depois utilize o pente para acomodá-los na sua posição: a sua cabeça será o molde para guiar esse formato. Para saber a quantidade de produto, a textura é: o cabelo tem de parecer coladinho", explicou Ed.



E pra soltar os fios? Basta esperar secar naturalmente. "Com ele 100% seco, você pode mexer: aí, é hora de amassar e passar a mão pra tirar o efeito de fixação. Se tiver dúvidas sobre a umidade do cabelo, teste colocar o dedo para sentir os fios por dentro", finaliza Ed.


Resumindo:

- Escolha um bom shampoo (nada de sabonete!);


- Utilize condicionador em todas as lavagens;


- Penteie os fios com gel, usando a cabeça como molde para a forma;


- Com o cabelo bem coladinho, espere secar;


- Quando estiver 100% seco, bagunce à vontade!




João continua usando o passo a passo no cotidiano para manter os fios mais bonitos e arrumados. Ele deixou de ser escravo da tesoura e, agora, só corta os cabelos para se divertir - fugir de mechas desordenadas, nunca mais!




Texto:





Assine nossa news letter

Descabelado

Beleza Sistêmica

Acreditamos que o que precisa ser transformado está do lado de dentro e não do lado de fora da cabeça!

Contato

Avenida Oceânica, 2400

Ondina Apart Hotel L36

Salvador - Bahia

contato@descabelado.com 

Tel: (71) 3018-1821

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 10h - 18h

Sáb: 09h - 14h               

Descabelado - Beleza Sistêmica
CNPJ 04.194.313/0001-89
Avenida Oceânica, 2400  L36 /  Ondina 
envio de 2 a 5 dias após confirmação do pagamento
consulte termos e condições